Porque o Pato Donald enrola a toalha no corpo, se ele não usa calças?



Mais uma daquelas perguntas que muitos fazem pela internet, seja pela brincadeira, seja por questões pseudo-intelectuais

Um conceito que algumas pessoas não entendem é o conceito do antropomorfismo. Basicamente é uma forma de pensamento que atribui características humanas “coisas” não-humanas: deuses mitológicos, elementos da natureza, animais, objetos, etc.
Nos desenhos animados, existe um costume de se utilizar personagens não-humanos, a principio para facilitar o desenho do personagem. Na grande maioria das vezes, essas personagens são animais com características humanas – como por exemplo, o Pica-Pau, o Pernalonga, o Tom, etc. Atente ao detalhe: apesar das características humanas, ainda são animais – o Pica-Pau ainda voa e pica madeira; o Pernalonga come cenoura e mora em uma toca de coelho; o Tom dorme como um gato e gosta de leite e peixe. Ou seja ainda são animais.
Em um texto em seu site, a Disney declarou que Mickey, Pato Donald, Pateta e seus amigos não são animais antropomorfizados. Eles são seres humanos, mas desenhados como se fossem animais. Por exemplo, o Pato Donald não come no chão, nem nada como um pato; O Pateta não rói ossos ou corre atrás de gatos. Eles agem como humanos, com o visual de animal. E como seres humanos, eles podem ter animais de estimação.
Portanto, a diferença entre o Pateta e o Pluto é que o Pateta é um ser humano, e o Pluto é um animal de estimação. Por isso um fala e o outro não.
Como um bônus, vejam esta imagem da animação “Pateta: o Filme”, como Max, o filho do Pateta, e Roxanne, o interesse romântico do Max. Abaixo, uma fanart interpreta a cena como se eles tivessem visual humano.
maxgoofy
humamaxgoofy
PROXIMA
ANTERIOR