10 curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial



1. 
A causa imediata do conflito foi a invasão da Polônia pelos alemães, no dia 1ª de setembro de 1939, depois de o líder Adolf Hitler já ter anexado a Áustria e um pedaço da Tchecoslováquia. Mas apenas no ano seguinte o conflito começou. A guerra se internacionalizou com o ataque japonês à base de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941.

2. Pearl Harbor era a maior base americana no oceano Pacífico. Situava-se na ilha Oahu, no Havaí. O local era chamado de Wai Momi ("águas de pérolas") pelos havaianos por causa das ostras de pérolas que já haviam existido lá.
3. O ataque ao porto, em 7 de dezembro de 1941, foi reflexo de uma década de tensões entre Estados Unidos e o crescente expansionismo e militarismo japonês. O Japão havia invadido a China em 1937, se aliado com Alemanha e Itália no Eixo em 1940, e ocupado a Indochina francesa em julho de 1941. Os Estados Unidos tinham interesses comerciais naquela região da Ásia e responderam ao Japão impondo sanções econômicas ao país. Como represália, a aviação japonesa atacou Pearl Harbor.
4. O primeiro torpedo estourou em Pearl Harbor às 7h55 (hora local). Em seguida, surgiram cerca de 350 aviões japoneses que, em duas horas, acabaram com a frota americana que estava no porto: 21 navios foram afundados ou seriamente danificados e 188 aeronaves foram destruídas. Um dos 8 encouraçados abatidos afundou com 1.177 tripulantes americanos. Entre os 2.403 mortos, 68 eram civis. Foram contabilizados 1.178 feridos. Entre os japoneses, 64 pessoas morreram, 29 aviões foram abatidos e 5 pequenos submarinos afundados. No dia seguinte, os Estados Unidos declararam guerra ao Eixo.
5. O exército alemão dominava quase todo o continente europeu. Mas no dia 6 de junho de 1944, os aliados começaram a derrotar o Terceiro Reich, de Adolf Hitler, com a retomada da região da Normandia, litoral da França. Uma invasão usando a Inglaterra como base era previsível demais, pensavam os alemães. Hitler imaginava que eles viriam por Pás-de-Calais, o local em que o Canal da Mancha é mais estreito. Errou. A Operação Overlord, a mais espetacular ação militar de todos os tempos, envolveu 3 milhões de soldados, 5339 embarcações, 11 mil aviões e 15 mil tanques e veículos blindados. Morreram 80 295 soldados alemães, 34 417 soldados aliados e 12 850 civis franceses.
6. A guerra terminou no dia 8 de maio de 1945, com a vitória das Forças Aliadas, formadas por 25 países. No dia 14 de agosto, o Japão rendeu-se. A rendição formal foi feita, solenemente, a bordo do navio "Missouri", no dia 2 de setembro.
7. O saldo foi de quase 60 milhões de mortos, sendo 6 milhões de judeus (um terço da população judaica do mundo). Calcula-se que, na Europa Ocidental, 1,5 milhão de edifícios foram destruídos.
8. Durante a guerra, 108 generais alemães suicidaram-se.
9. Em 1943, uma renomada fundação inglesa de proteção aos animais decidiu criar uma condecoração para atos de bravura praticados pelos bichos. A Medalha Dickin teve seu nome escolhido em homenagem à então diretora da fundação, Maria Dickin. Marinha, Exército e Aeronáutica Inglesa utilizaram os pombos em missões perigosíssimas, nas quais as aves deveriam cruzar o território inimigo levando mensagens presas nas pernas ou costas. 54 medalhas foram entregues entre 1943 e 1949, homenageando 32 pombos, 18 cachorros, 3 cavalos e 1 gato por suas contribuições durante e após a Segunda Guerra.
10. O gato Simon era mascote do navio de guerra inglês Amethyst. Ele recebeu a Dickin por Bravura Evidente e Devoção ao Serviço na Guerra. Já Rob, um dos cachorros condecorados, saltou mais de 20 vezes de para-quedas em missões secretas no campo inimigo.
PROXIMA
ANTERIOR