Por que ficamos tontos quando levantamos muito rápido?

As vistas escurecem e, por um segundo, parece que se está a ponto de cair de tontura, ao levantar muito rápido. Já sentiu algo parecido? De acordo com especialistas, esse evento tem nome e sobrenome: hipotensão ortostática ou postural.

A nomenclatura é complicada, mas - de forma resumida - se trata de uma queda instantânea de pressão quando o corpo muda de posição. Médicos apontam que esse acontecimento está diretamente ligado à arritmia cardíaca, que pode ser decorrente de um monte de fatores, como anormalidades na formação ou problemas na condução de sangue e oxigênio necessários ao coração.
 

Cientificamente falando, o corpo providencia uma compressão natural dos vasos sanguíneos quando nos levantamos de alguma posição horizontal, e faz o coração bater um pouco mais rápido, com cerca de 10 batidas extras por minuto. Em consequências, uma quantidade menor de sangue vai para o cérebro nesse momento.

Outras causas que podem desencadear a hipotensão ortostática são desidratação, ingestão de diuréticos ou pressão baixa natural. Mas há casos que as tonturas são originadas por outros motivos, como labirintite ou hipoclicemia. Por isso os médicos aconselham que, se os sintomas forem frequentes e intensos, as causas sejam investigadas. 
 
PROXIMA
ANTERIOR