8 Lendas urbanas mentirosas

Tem muita coisa que a gente aprende e repete sem saber se é verdade, gerando lendas urbanas que duram dias, meses, anos e até décadas. Com a internet, checar esse tipo de boataria fica mais fácil, mas ainda assim existem registros falsos sobre todo tipo de assunto - quanto mais bizarro, melhor. Para te ajudar, revelamos aqui alguns mitos nos quais você talvez acredite e que são considerados falsos:



1 - Coca-Cola dissolve dentes ou ossos de galinha


Contrariamente aos mitos e fotos que já vimos por aí, representantes do refrigerante afirmam que a acidez e açúcar presentes na Coca não seriam capazes de dissolver ou amolecer um dente humano. Quer dizer, não mais do que outras bebidas que tomamos: o suco de laranja contém ácido fosfórico (responsável pela acidez) e açúcar em níveis iguais ou até mesmo superiores aos do refrigerante, que seriam de 0.5%, enquanto o de um suco seria 1.1%. Portanto, a Coca não traria riscos de cáries mais elevados do que essas bebidas. "Se você deixar uma moeda ou dente na Coca por um longo período de tempo eles dissolverão, mas o mesmo aconteceria com outros líquidos, como o suco de laranja ou limão. Quando bebemos, não deixamos o líquido na boca por várias horas ou dias, ele apenas passa pelos dentes e não é capaz de danificá-los tanto assim", afirmou o químico da empresa, Orville May.


2 - Jacarés vivem no esgoto


A lenda, criada nos Estados Unidos, é fruto de notícias jornalísticas mentirosas. Não existe qualquer dado que comprove que jacarés já habitaram esgotos nem registros confiáveis; acredita-se que a lenda se baseie em notícias inventadas por um jornal sensacionalista de Nova York, em torno de 1930.


3 - O filme "Bruxa de Blair" foi inspirado em fatos reais


Pra quem já era adulto nos anos 90, o filme foi um dos primeiros a usar a frase "baseado em fatos reais" como estratégia de marketing.Não existe qualquer registro oficial sobre a existência da bruxa que centraliza o filme, os assassinatos de crianças e desaparições e mesmo a morte dos atores do filme, que podem ser vistos em vídeos do Youtube dando entrevistas. Apesar disso, foi um dos filmes de terror com maior bilheteria e até hoje é usado como inspiração para outros projetos de baixo orçamento, como os diversos "Efeito Paranormal".


4 - O sangue de Keith Richards já foi trocado por completo


A história que circula desde os anos 70 afirmaria que o drogado e famoso guitarristas do Rolling Stones já teria feito uma transfusão de todo o sangue do seu corpo, para se livrar da heroína. Desmentida em biografias e pela Medicina, tal fato jamais poderia ocorrer sem ocasionar problemas sérios para o artistas,que nega já ter feito o procedimento
.


5 - O cabelo e unhas continuam a crescer depois da morte

Esse mito na verdade acontece porque a pele, desidratada, encolhe após a morte. Com isso, cabelos e unhas parecem maiores, assim como dentes e demais saliências do corpo.6 - Colocar uma moeda nos trilhos de um trem pode fazê-lo descarrilhar
Não há nenhum registro na história que comprove essa sádica brincadeira, apesar de haverem diversos registros de pessoas que testaram a ideia. Uma moeda não é grande nem forte o suficiente para tirar um trem ou metrô de seus trilhos, que, além de fisicamente, prendem-se aos trilhos também por magnetismo.


7 - Só usamos 10% de nosso cérebro

A frase, muitas vezes atribuída à Albert Einstein, na verdade não é real. Apesar de não usarmos ao mesmo tempo todas as partes de nosso cérebro, todas elas são importante para diferentes áreas, entrando em atividade ao longo de um dia dependendo da função que executamos.8 - A muralha da China é a única construção humana que pode ser vista do espaço
O mito popular não é real; da distância em que se enxerga a muralha,é possível ver pontes,rodovias e pontes , que têm alturas semelhantes à da gigantesca obra.

Tenha uma renda extra,aprenda como Pagar a Partir De R$ 50,00, Em Roupas Originais da Lacoste, Tommy Hilfiger, Ralph Lauren, Hollister, Abercrombie, etc...Clique Aqui e de uma olhada em nossa página!

PROXIMA
ANTERIOR