Saiba Mais Sobre 5 Criaturas da Ficção

1 - Anão

Anões - são seres estatura baixa vindos da mitologia nórdica, que segundo as lendas, são mestres na arte da mineração e nas forjas. Geralmente são aliados dos humanos, mas não "engolem a seco" os elfos, aos quais olham atravessado, com superioridade. Embora usem outras armas, preferem machados e martelos em combate, causando grandes estragos em seu oponente. São impulsivos e beberrões. Quando esvaziam os barris de cerveja das tavernas, procuram briga, confusão, são espalhafatosos, ou simplesmente caem bêbados, roncando alto no chão. Frequentemente os anões possuem barba e cuidam muito bem delas (do seu modo, claro). Comprar briga é tocar na barba de um deles. A maioria possui uma pele escurecida pela fuligem das minas e seus cabelos e barba são negros. Isso varia, pois os anões das Montanhas Geladas, por exemplo, possuem pele clara e cabelos brancos. Os anões de gelo são mais introspectivos por viverem em uma comunidade afastada. Os anões, ainda, possuem força e conhecimento suficientes para fazer belíssimas armas e armaduras.
Na mitologia:

Conforme escritos históricos, os anões nasceram dos vermes que roíam o cadáver de um gigante, denominado Ymir, mas outros relatos mencionam que eles surgiram dos ossos e do sangue de outro, o gigante Blain. Viveram em Nidavellir (um dos denominados nove mundos, criados pelos deuses), e alguns deles habitaram até mesmo em Midgard (reino dos humanos na mitologia nórdica, correspondendo à Terra).
São seres que vivem no subterrâneo, uma vez que a luz tem o poder de transformá-los em pedra. São vistos como tendo seus próprios chefes e atribuições diversas, muitos deles conhecem o futuro. Não são belos, usavam grandes barbas, e possuem inteligência superior. São hábeis artífices; são particularmente peritos no trabalho de forja, fazem não só armas dos deuses mas também as jóias das deusas. Entretanto, os anões também possuem má reputação, pois são vistos usualmente como gananciosos, quando diante dos metais preciosos, e além disso ladrões e trapaceiros.


2 - Hobbit


“Pode-se aprender tudo sobre os Hobbits em um mês, mas, mesmo após cem anos, ainda eles podem surpreendê-lo”, diz Gandalf em determinado momento de “O Senhor dos Anéis”.



Os Hobbits se dividem em três categorias:
Os Pés-peludos, que são os mais numerosos, mais baixinhos e de pele mais escura, preferem regiões montanhosas.
Os Grados são mais pesados e fortes, com mãos e pés maiores, preferem rios. Smeagol, que se torna Gollum, era, originalmente, um Grado.
Os Cascalvas, que são menos numerosos e mais amigáveis com outras raças, como Elfos. Os Hobbits de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” são, todos, Cascalvas.
Mas, em geral, todos os hobbits são descritos como pequenos, não passando de um metro de altura (às vezes menores do que anões), de cabelos encaracolados, orelhas pontudas e pés peludos e de sola bem grossa, o que os faz andar descalços. São, também, muito comilões, fazendo um mínimo de seis refeições completas ao dia. Eles são extremamente territoriais e pacíficos, tendendo a evitar qualquer tipo de perigo ou aventura.

3 - Leprechaun



Figura mitológica do folclore da Irlanda, o leprechaun é apresentado como um diminuto homenzinho sempre ocupado a fazer um pé de sapato. Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas.
Os leprechauns são considerados guardiães de tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro)é preciso capturar um leprechaun e não perdê-lo nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar. Acredita-se que eles também tenham uma moeda de prata mágica, que volta a sua bolsa, depois de ser gasta.
Os leprechauns são descritos como sempre alegres e vestidos à maneira antiga, com roupas verdes, barrete vermelho, avental de couro e sapatos com fivelas.
Às vezes, esse duende são associados ou confundidos com o cluricaun, criaturas mágicas que habitam adegas e depósitos de vinho.
O nome leprechaun é originário do Gaélico luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro.
O leprechaun aparece nas lendas e folclore irlandês. Lá, é conhecido como um pequeno homem de roupas verdes, bigode, olhar simpático e um cachimbo na boca. Geralmente vivem em pequenos arbustos, em bosques ou florestas. São conhecidos por serem os sapateiros das fadas, e, diz-se que fazem só dois sapatos por ano. Os Leprechauns não gostam de humanos e têm medo deles, mas quando se vem com boas intenções, eles dão-nos um par de sapatos. Os sapatos que eles fazem são muito bonitos e são feitos de materiais naturais, tais como, flores e gotas de orvalho. Além do seu cachimbo, estão sempre acompanhados pelo seu pequeno, velho e gasto martelo. O Leprechaun é muito pequeno, pois tem apenas, 30 a 50 cm.


4 - Duende



O Duendes não supera a altura de quarenta centímetros, é geralmente comprido e magro, de aparência grotesca, rosto cadavérico e comprido, sendo quase sempre um solitário. A impressão que ele nos deixa é a de possuir uma idade extremamente avançada; todo seu aspecto, a sua conduta, a sua indumentária, tudo parece absolutamente remoto em relação ao presente. Os seus braços são demasiadamente longos para o nosso senso de proporção e, tal como suas pernas, curva-se à altura das juntas, como se estivessem enrijecido com a idade. A tez é rude e grosseira, os olhos muito pequenos e negros, ligeiramente repuxados para o alto.
Afirma-se que a forma do duende é um remanescente da antiga Atlântida e, se isso for verdade, pode-se supor que o tipo seja uma representação da aparência dos povos daquele período e, embora grotescos para nós, uma expressão do seu padrão de beleza.
 


5 - Gnomo

Gnomo é um ser gerado através da natureza, e também podem ser chamados de encantados. O gnomo é muito conhecido também por estar presentes em várias histórias e desenhos animados, principalmente para crianças
Os gnomos surgiram na mitologia pagã, também chamado de bruxarias, e influenciou diversos países, como a Escandinávia.. Na mitologia eles estão ligados a todos os elementos da terra, como água, areia, céu, e também estão presentes no zodíaco, representado pelos signos de touro, capricórnio e virgem. Os gnomos são regidos por um rei chamado Ghob, que é chamado durante os rituais.
Com as histórias e desenhos, os gnomos acabaram sendo estereotipados como um ser bem pequeno, um anão, com poderes mágicos e que sua tarefa é proteger a natureza. Geralmente, além da baixa estatura, eles também são geralmente idosos, com barbas brancas e vivem em locais escondidos e comunidades de gnomos.

PROXIMA
ANTERIOR