Porque as caixas de som do computador fazem barulho com ligações celulares?



Interferência causada por um celular na caixa de som do computador
As caixas de som dos nossos computadores ganharam outra função além da qual foi planejada: Prever ligações e mensagens de nossos celulares através de ruídos produzidos por ela, quando deixamos os aparelhos próximos. Entenda porque isso acontece.
É só deixar o celular perto do computador para começar.. Quando você recebe uma ligação, mensagem ou até mesmo quando uma ligação cruzada entra em paridade com o seu aparelho, as caixas de som emitem ruídos parecidos com “tics”. O problema não ocorre somente com os computadores, mas com televisores, aparelhos de som e até automóveis. Mas porque isso ocorre?
 Os celulares causam esta interferência quando estão próximos à caixas de som pois estas são sensíveis a rádiofrequência (RF – que é utilizada nos aparelhos de celular). Com isso, as caixinhas funcionam como antenas receptoras, captando as ondas de rádio que são transmitidas entre a torre de comunicação da operadora e o celular, causando os ruídos.
A situação ainda é pior quando os componentes internos da caixa de som não são isolados ou são de baixa qualidade, o que é comum de se ver no mercado. Um outro agravante está justamente no celular, os fabricantes não consideram isso um “problema” e por esse motivo, não estão dispostos a estudar melhores técnicas para isolamento em seus produtos. Existem algumas soluções para este problema, que é usar caixas de melhor qualidade, com fios de núcleos de ferrite. Mas a solução mais prática é, sem dúvidas, tirar o aparelho de perto da caixa de som, ou desligá-la quando a mesma não estiver sendo usada.
PROXIMA
ANTERIOR