Curiosidades Sobre a Segunda Guerra Mundial


 Benito Mussolini, durante a Primeira Grande Guerra, era um editor de um jornal italiano   financiado parcialmente pelos britânicos e pelos franceses. Nessa altura era um opositor aos poderes germânicos (ele também pertenceu ao exército italiano até ser ferido).




1 - Heinrich Himmler, a mente diabólica das SS, foi um criador de galinhas.

2 - Já deve ter ouvido falar dos bombardeiros kamikaze, mas já ouviu falar de navios de guerra suicidas? A 7 de Abril de 1945 na ilha de Okinawa, o navio de guerra japonês Yamato, que não tinha sido atestado com combustível para o regresso a casa, chegou com outros navios para atacar a frota americana. O Yamato, que foi um dos maiores navios de guerra jamais construídos, e os restantes navios que o acompanhavam foram afundados por aviões de guerra americanos antes de chegarem ao destino.

3 - Adolf Hitler era abstémio, vegetariano e um não fumador.

4 - Apesar de muita gente referir-se ao desembarque na Normandia no Dia D como sendo a Operação Overlord, a operação foi, na realidade, chamada Operação Neptuno. O desembarque foi originalmente conhecido como Overlord, mas em Setembro de 1943 o nome de código foi alterado para Neptuno, e a partir desse momento, Overlord passou a ser usado para se referir a estratégia dos Aliados no Noroeste da Europa.

5 - Apesar do que se vê nos filmes, o exército alemão (Wehrmacht) não usava a saudação Nazi. Só depois de Julho de 1944 com o atentado a Hitler é que foram obrigados a usar a tal saudação.

6 - Virtualmente, toda a gente conhece o nome do bombardeiro B-29 que lançou a bomba atómica em Hiroshima - o Enola Gay - mas nem toda a gente sabe o que lançou a bomba atómica sobre Nagasaki três dias depois. Este B-29 era conhecido por Bock's Car, e Nagasaki não era o alvo original - o alvo pretendido era a cidade de Kokura, que escapou pelo facto de os pilotos do bombardeiro terem ordens para só atacar a cidade caso esta estivesse claramente visível. Como Kokura se encontrava sob um denso nevoeiro, Nagasaki foi a primeira alternativa para o lançamento da bomba atómica.

7 - Depois de ter sofrido grandes perdas durante o assalto e a captura de Creta, Hitler nunca mais comprometeu as suas tropas aerotransportadas em operações de larga escala, usando-os em vez disso como infantaria.

8 - No dia 17 de Janeiro de 1942, Churchill foi quase assassinado pelo inimigo e, igualmente, pela sua força aérea. Durante a viagem de regresso dos Estados Unidos, o hidroavião onde se encontrava desviou-se da rota predefinida e aproximou-se das antiaéreas alemãs situadas em França e, após se ter dado conta do erro e ter sido corrigido, os operadores dos radares britânicos detectaram o avião onde se encontrava Churchill como sendo um bombardeiro alemão. Seis aviões da RAF estiveram praticamente a aniquilar o avião em causa, mas felizmente, para Churchill, não foram capazes de o encontrar.

9 - Para além dos métodos de transporte usados pela segunda Corporação polaca que lutavam na batalha do Monte Cassino existia também um urso castanho chamado wojtek que ajudava a transportar as munições.

10 - O exército vermelho soviético chegou a treinar cães com o intuito de destruir os tanques inimigos. Os cães eram treinados a colocar comida por baixo dos tanques e era-lhes preso no dorso cerca de 26 libras de explosivo. Quando estes se encontravam por baixo dos tanques era accionado o explosivo, destruindo o tanque (e, obviamente, o cão). Infelizmente isto nem sempre funcionava com previsto, uma vez que os cães eram treinados usando os tanques soviéticos, executando a tarefa mas facilmente com os tanques soviéticos do que com os alemães. Mais de 25 tanques alemães foram seriamente danificados desta forma durante as batalhas de Estalinegrado e Kursk.

11 - O tanque mais pesado de todos os tempos foi construído pelas alemãs Maus II, que pesava 192 toneladas. No final da guerra este tanque ainda não tinha alcançado o estado operacional. (fonte: Livro dos Recordes do Guiness).

PROXIMA
ANTERIOR