Conheça as 7 Maravilhas do Mundo Moderno

Petra

 Famosíssimas são as sete maravilhas do mundo antigo, dentre as quais se destacam as Pirâmides de Gizé, a única delas ainda existente. Porém, conhecidas individual, mas não coletivamente, são as 7 do mundo moderno. A vantagem é que essas podem ser visitadas e fotografadas a vontade por qualquer turista que esteja passeando pelos arredores. Foram eleitas por um concurso informal organizado pela New Open World Foundation, com um anúncio feito no dia 7 de julho de 2007.
1. Grande Muralha da China

Muralha da China
A Grande Muralha é um conjunto de muralhas construídas por diversas dinastias chinesas no período entre o ano 220 a.C. e o século XV. Sua extensão é de 21.196 Km, com uma altura aproximada de sete metros. Foi construída para defender a China das investidas mongóis. Por se tratar de várias edificações reunidas, suas características são diferentes em alguns locais. O famoso mito de que a estrutura podia ser vista do espaço foi desmentido em 2004, quando um astronauta chinês verificou da órbita da Terra que não era possível enxergá-la. A NASA relatou que aquilo que é visto do espaço trata-se do curso de um grande rio que corta a China. Outra lenda diz que foi a muralha erguida sobre os corpos dos operários que morreram no decorrer da construção. A Grande Muralha da China foi considerada patrimônio mundial no ano de 2007.

 
2. Ruínas de Petra

Petra
Localizada na Jordânia, as ruínas de Petra são um enclave arqueológico construído por volta de 300 a.C. A cidade foi fundada para ser a capital dos Nabateus, um povo semita que viveu na região. Após a construção, o local foi utilizado como rota de comércio intensivo entre a Arábia e a Síria. Foi conquistada pelos romanos e, mais tarde, integrou o Império Bizantino, o que lhe deu mais importância, já que a capital, Constantinopla, era próxima. Em 1985, foi considerada patrimônio da humanidade e em 2007 passou a fazer parte da lista de maravilhas modernas.


3. Cristo Redentor

Cristo Redentor
O monumento de Jesus Cristo, o segundo maior do mundo, mede 38 metros de altura e se localiza no morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Sem dúvida é o símbolo mais famoso do país internacionalmente. A imagem retrata Cristo de braços abertos, como se estivesse abraçando ou acolhendo todos os que estão na cidade maravilhosa. Sua pedra fundamental foi lançada em abril de 1922, mas a inauguração da obra só se deu em 12 de outubro 1931, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, sob o governo “provisório” de Getúlio Vargas. Atualmente é possível visitar a estátua apenas com carros autorizados ou com o transporte de uma linha férrea e vans que levam os turistas até o alto do morro. Em 2007 foi incluída na lista das maravilhas modernas.


4. Machu Picchu

Machu Picchu
A cidade perdida dos Incas também faz parte das maravilhas modernas. Sob as ordens de Pachacuti, o primeiro imperador inca, a cidade foi construída a 2.400 metros de altitude, no século XV, onde hoje é a cidade de Cuzco, no Peru. A geografia da cidade se divide em agrícola e urbana. A zona agrícola é onde se localizam os terraços para plantação e recintos de armazenagem de alimentos, além de conter os mecanismos de utilização da água de modo a irrigar todos os terraços em sequência; a zona urbana é onde existem as ruínas de edificações erguidas brilhantemente sobre pedras cuidadosamente esculpidas para se obter um encaixe perfeito entre elas. Uma das teorias sobre a destruição das cidades incas envolve a raiva provocada nos conquistadores espanhóis ao verem cidades de povos “inferiores” tão bem construídas e pavimentadas, sendo que até a própria capital espanhola, Madri, à época, só possuía estradas de terra e era obsoleta. Atualmente, Machu Picchu é aberta ao público para visitação, porém, é preciso quase que uma peregrinação para se chegar lá, já que é muito isolada de qualquer outra cidade peruana.

5. Chichén Itzá

Chichén Itzá
É uma cidade maia localizada na Península de Yucatán, no México, e era o centro político e econômico da civilização pré-colombiana. A estimativa sobre a data de fundação gira em torno de 435 e 455 a.C. Seu nome significa “pessoas que vivem à beira da água”. Foi abandonada em 670 e reconstruída 300 anos mais tarde. Após ser conquistada por um rei tolteca, importante povo da região, a cidade foi convertida na capital do Império, trazendo desenvolvimento econômico para a área por meio da extração de ouro e outros minerais. As construções têm grandes simbolismos, sendo para adoração aos deuses ou palco de sacrifícios, nos quais, por exemplo, a vítima tinha seu coração arrancado ainda pulsando de seu peito para que os deuses não se enfurecessem e continuassem a colaborar com a colheita, entre outros. A cidade foi considerada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988.

6. Coliseu

Coliseu
O Coliseu é um anfiteatro construído na Roma Antiga, entre os anos 70 e 90 d.C. Seu nome se deve à uma estátua colossal do imperador Nero da qual ficava perto. Localiza-se no centro de Roma, na Itália, com 48 metros de altura e estimativa de capacidade original de cerca de 50 mil pessoas. Era utilizado para apresentações de espetáculos para a população. Fato pouco conhecido sobre a admirável arquitetura é que o Coliseu foi a maior máquina de morte que já existiu. Debaixo da arena havia catacumbas nas quais estavam presos diversos animais selvagens, como leões, tigres e outros. Esses animais eram levados à arena com a ajuda de sofisticados mecanismos de elevadores com roldanas e portinholas. Desse modo, aqueles que estavam se “apresentando” nunca sabiam que animal surgiria e nem onde. Milhares de pessoas foram mortas por diversão nos 500 anos de utilização do Coliseu. Atualmente é usado pela Igreja Católica como ponto final da Via Sacra guiada pelo Papa todas as Sextas-Feiras Santas.


 7. Taj Mahal

Taj Mahal
O Taj Mahal é um mausoléu na cidade de Agra, Índia. É o mais famoso monumento do país. Foi construído entre os anos 1632 e 1653 pelo imperador Shan Jahan, com a força de 20 mil homens e toneladas de mármore branco, em memória de sua esposa favorita que morreu ao dar a luz ao 14° filho. Assim, o Taj Mahal foi erguido sobre seu túmulo ao lado do rio Yamuna. Por esse motivo, o mausoléu é conhecido como a maior prova de amor do mundo. Entre as lendas que rondam o lugar está uma envolve a intenção do imperador em construir outro mausoléu idêntico, porém com mármore preto na margem oposta do rio, ideia que não se concretizou. Outro mito conta que o imperador mandava cegar e decepar as mãos dos artesãos que contribuíssem para a construção para que nunca mais realizassem outro trabalho parecido. Milhões de pessoas visitam o monumento todos os anos.

PROXIMA
ANTERIOR