13 Truques do Chrome

1. Arquivos no Chrome

Sabia que o Chrome também funciona como um gerenciador de arquivos? Se você digitar C:// na barra de endereço do navegador terá acesso a todas as pastas e a todos os arquivos guardados no disco C. Se digitar o caminho do arquivo, poderá visualizá-lo diretamente no browser, no caso de PDFs e de alguns formatos de imagem, ou executá-lo, caso seja um arquivo de áudio ou vídeo. 




2. Mude o padrão de busca

A pesquisa padrão do Chrome é o Google. Se você quiser alterá-la, abra a página de configurações e, em Pesquisa, escolha outra opção na lista. Nela estão mecanismos como Bing, Buscapé, Wikipedia, Yahoo! Brasil e Uol Buscas. Você poderá clicar ainda em Gerenciar Mecanismos de Pesquisa e, na lista, posicionar o mouse sobre um item e clicar em Tornar Padrão a sua esquerda. Essa lista trará mecanismos de busca baseados em suas pesquisas anteriors em sites. Se quiser adicionar um novo, role até o fim da lista e acrescente nome, palavra-chave e URL. 





3. Refine as pesquisas

Não é preciso entrar na página do Google para fazer pesquisas mais detalhadas. A barra de endereços do Chrome, também conhecida por omnibox, aceita todos os operadores usados no mecanismo de buscas. Assim, se você digitar o termo da busca, seguido de site: e o nome do site que quer buscar chegará mais rapidamente aos endereços desejados. Exemplo: primavera site:wikipedia.org. Se quiser ler noticias sobre Rock in Rio, mas sem receber nada sobre a Beyonce e sua apresentação, escreva rock in rio –beyonce no campo de endereço do navegador.




4. Fixe e ganhe espaço

Um bom recurso do Chrome é a possibilidade de fixação das guias. As guias fixadas (clique nela com o botão direito do mouse e escolha a opção correspondente para executar esta ação) ficam reduzidas ao ícone do site e agrupadas à esquerda. O recurso é útil quando há muitas guias abertas, pois libera espaço e impede que você, inadvertidamente, a feche quando deseja destacá-la. A fixação também ajuda se você deseja manter alguns sites permanentemente abertos, já que as guia fixadas são preservadas mesmo quando o Chrome é encerrado e reiniciado.




5. Atalho para os apps

Quer ter acesso rápido aos web apps do Google Chrome? Simples. Em uma Nova Guia do navegador, clique com o botão direito do mouse no app desejado (se não estiver aparendo os apps e sim sites visitados, clique na seta à direita da tela) e escolha Criar Atalhos. Na caixa de diálogo seguinte, escolha onde quer criar o atalho. O Chrome oferece-se para criar atalhos no área de trabalho, no menu Iniciar e na barra de tarefas. Marque as opções desejadas e clique em Criar.




6. Pesquisas mais rápidas

Durante a navegação, uma palavra encontrada em uma página gerou interesse por uma pesquisa? Marque a palavra, clique nela com o botão direito do mouse e escolha a opção Pesquisar "palavra realçada” no Google. Se a ideia é pesquisar uma palavra em uma página, acione Ctrl + F e, no campo de busca que surgirá, digite a palavra a ser buscada. Esses truques aumentam a produtividade e também valem para o Firefox, o Opera e o Internet Explorer. 




7. Pela melhor visibilidade

Para ter uma visão mais ampla do conteúdo de uma aba no Chrome. Pressione a tecla F11. Para voltar ao modo de visualização normal, pressione F11 outra vez. O problema é a leitura? Pressione Ctrl e o sinal + (ou role o botão giratório do mouse para frente para aumentar as informações) para aumentar tudo na tela. Acionar Crtl + - ou rolar o botão central do mouse para trás reduzem o tamanho das letras e imagens. Estas teclas de atalho funcionam da mesma maneira nos navegadores Internet Explorer, Firefox e Opera. Se a ideia é partir para uma solução mais definitiva para melhorar a visualização, digitechrome://settings/ na barra de endereços, role a página até o final, clique em Mostrar Configurações Avançadas e localize Conteúdo da Web. É possível mudar o tamanho da fonte ou aumentar o nível de zoom.




8. Arrumando apps e páginas
Quando se clica em uma aba nova, o navegador do Google exibe miniaturas dos sites mais visitados. Para deixar de ver uma delas, passe o mouse sobre a miniatura e clique no X que aparece no seu canto superior direito. Quer reorganizar as web apps? Para mover um ícone de lugar, clique nela e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste-a até o lugar desejado. Para remover um item, clique com o botão direito do mouse e escolha Remover do Google Chrome.




9. Você dá o tema

Nem todo Chrome precisa ter a mesma cara. Se você gosta de conferir um toque pessoal aos programas que usa pode incrementar o navegador com um tema. Clique no ícone com três traços à esquerda, na barra de extensões, e escolha Configurações. Em Aparência, clique no botão Obter Temas e, na página que surgirá, escolha uma opção. Há alguns temas criados pelo próprio Google e uma grande variedade de temas de terceiros. Para voltar ao tema padrão, basta regressar à área de configurações e clicar em Redefinir Para o Tema Padrão.




10. Sem ser vigiado

Ainda que você não faça nada errado, pode ser interessante querer visitar uma página sem deixar nenhum rastro da navegação. Para abrir uma janela de navegação anônima no Chrome, tecle Ctrl + Shift + N ou abra o menu do browser e escolha a opção correspondente. Dessa maneira, as páginas visitadas não aparecerão no histórico de navegação, as pesquisas não aparecerão no histórico de pesquisas e eventuais cookies instalados serão eliminados depois que a janela é fechada. Downloadsrealizados e favoritos marcados, no entanto, são armazenados. É possível navegar anonimamente também nas versões móveis do Chrome.




11. De um computador a outro

Uma maneira prática de usar um navegador é sincronizar informações entre as instalações. Se você usa um navegador em casa e o mesmo programa no trabalho pode colocar os dois em sincronia. Assim, as informações estarão mais facilmente ao alcance, não importa onde esteja. No Chrome, basta você fazer login com sua conta no Google. Você pode sincronizar todas as informações ou escolher o que quer manter em harmonia entre as instalações. É possível sincronizar extensões, preenchimento automática, favoritos, aplicativos, histórico de buscas, senhas, configurações, temas e abertura de guias. Alguns desses recursos podem ser sincronizados também com o app para dispositivos móveis. 




12. Salvar na nuvem

O Chrome não oferece a opção de salvar arquivos diretamente em um disco virtual, nem mesmo no Google Drive. Caso você pense em usar um disco online para este fim, o truque é definir uma pasta de um serviço de armazenamento, como o Drive, o Dropbox ou o SkyDrive, como sua pasta padrão de downloads. Digite chrome://settings/ no omnibox e role até encontrar o item Downloads. Clique no botão Alterar e localize a pasta do disco virtual desejada.




13. Tenha a aba de volta

Se você não usou o truque de fixar guias descrito no tópico Fixe para ganhar espaço e fechou sem querer uma aba, use a combinação de teclas Ctrl + Shift + T para reabri-la. Você pode usar a combinação de teclas mais uma vez para reabrir outras guias encerradas. O mesmo atalho funciona com os outros navegadores.
PROXIMA
ANTERIOR