10 Curiosidades Sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial




1. Até 1942, o Brasil estava dividido. Oswaldo Aranha, ministro das Relações Exteriores, apoiava os Aliados. Enquanto isso, o ministro da Guerra, general Góis Monteiro, e o chefe da Polícia Política, Filinto Müller, preferiam os nazistas. O presidente Getúlio Vargas negociava seu apoio com os dois lados. Em 28 de janeiro de 1942, depois do final da Conferência de Chanceleres Americanos, o Brasil rompeu relações com o Eixo.
2. Em março de 1941, no Mar Mediterrâneo, o navio brasileiro Taubaté foi metralhado por aviões alemães. Foi a primeira de uma série de ataques alemães a embarcações brasileiras.
3. Os 25.334 soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) deveriam inicialmente combater na África, mas foram enviados para a Itália. 
4. Desse total, apenas 111 (sendo 67 enfermeiras) viajaram de avião. O restante embarcou no porto do Rio de Janeiro em navios americanos, em quatro diferentes datas. A primeira leva (5.081 soldados) saiu no dia 2 de julho de 1944 no navio de transporte de tropas americano W. A. Mann. Chegou no porto de Nápoles, na Itália, no dia 16, sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Moraes. 
5. A campanha da Itália durou 239 dias (entre setembro de 1944 e maio de 1945). Os brasileiros chegaram a enfrentar temperaturas de 20 graus negativos sobre os Apeninos. Tiveram até aulas de esqui e ganharam capotes brancos para se camuflar na neve. 
6. A FEB foi encarregada de tomar o monte Castello. As quatro primeiras tentativas (24 e 25 de novembro, 29 de novembro e 12 de dezembro de 1944) foram malsucedidas. O monte Castello só foi tomado em 21 de fevereiro de 1945, com um ataque planejado pelo tenente-coronel Humberto de Alencar Castelo Branco (futuro presidente do Brasil) e a ajuda de uma tropa de elite do Exército americano, especialista em sobrevivência em regiões altas. O pelotão brasileiro chegou ao topo do monte Castello às 18 horas, e contabilizou 12 mortos. 
7. No dia 14 de abril de 1945, a FEB participou de sua maior batalha: a tomada da cidade de Montese. Libertados pelos brasileiros, os habitantes batizaram uma de suas praças de piazza Brasile.
8. No final de abril de 1945, em Fornovo di Taro, junto à cidade de Parma, a FEB conseguiu a rendição de um total de 15 mil homens da 148º Divisão de Infantaria alemã, comandada pelo General Otto Fretter Pico, e da Divisão Itália, do General Mario Carloni. 
9. Os soldados brasileiros voltaram para casa entre 6 de julho e 19 de setembro de 1945. O primeiro grupo desembarcou no Rio de Janeiro em 18 de julho.
10. Durante a Segunda Guerra, existiu em Pernambuco um campo de concentração para nazistas - o único de que se tem notícia além de dois outros no Vale do Paraíba, em São Paulo. Localizado no município de Araçoiaba, a 60 quilômetros do Recife, o Campo Chã de Estevam foi criado em 22 de novembro de 1942 e funcionou até 1945, nas terras da Fábrica de Tecidos Paulista, da família Lundgren, fundadora das Casas Pernambucanas. Ao todo, os Lundgrens tinham cerca de 100 funcionários alemães e italianos, contratados para operar as máquinas importadas. Sabe-se que foram confinados pelo menos 30 estrangeiros e seus familiares, incluindo suas mulheres e filhos brasileiros. O campo de concentração pernambucano era muito diferente dos campos para judeus na Europa. Não há registro de que alguém tenha morrido ou sofrido maus-tratos por lá. Os confinados moravam com as famílias em pequenas casas de alvenaria com três cômodos. Recebiam visitas e tinham direito a manter correspondência com parentes na Alemanha. Continuavam até ganhando metade do ordenado de 2 contos de réis, e iam à feira sem vigilância ostensiva.
PROXIMA
ANTERIOR